Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

AFINAL, ESTÁ CERTO OU ERRADO? UM ESTUDO SOBRE INDICAÇÕES DE USO DE BLOCOS BASE DEZ EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
EVERALDO SILVEIRA
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE PDF
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ana Virginia Luna, Elizabeth Gomes Souza, Larissa Borges de Souza Lima

GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

O JOGO ALÉM DO JOGAR: O POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA PDF
Juliana Campos Sabino de Souza, Mateus Gianni Fonseca
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA PDF
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE FEIRAS DE MATEMÁTICA PDF
Lauro Chagas e Sá, Araceli Gonçalves, Leandro Furlam Turi

GT3 - Currículo e Educação Matemática

UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR PDF
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E AS DISCIPLINAS ESCOLARES DO PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS COM A MATEMÁTICA PDF
Carla Cristina Pompeu, Vinicio Macedo Santos
(A)ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? PDF
Débora Reis Pacheco, Marcio Antonio da Silva
A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PDF
Deise Maria Xavier de Barros Souza, Júlio César Gomes de Oliveira
O CIDADÃO MATEMATICAMENTE COMPETENTE NOS CURRÍCULOS E LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E SUECOS PDF
Paola Valero, Eva Norén, Marcio Antonio da Silva, Vanessa Franco Neto

GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO PDF
Michelle Andrade Klaiber, Mariany Layne de Souza, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
TRABALHO COLABORATIVO: EM BUSCA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA UNIVERSIDADE PDF
Érika Maria Chioca Lopes, Arlindo José de Souza Junior
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DO ENSINO SUPERIOR PDF
Giselle Moraes Resende Pereira, Arlindo José de Souza Junior

GT5 - História da Matemática e Cultura

INVENTÁRIO DA REALIDADE: UMA POTENCIALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PDF
Línlya Sachs
A ETNOMATEMÁTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA REGIÃO AMAZÔNICA: ELO ENTRE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O ESCOLARIZADO PDF
Romaro Antonio Silva, Jose Roberto Linhares de Mattos
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF
Geisa Zilli Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti

GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA NÃO ATUAREM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Henrique Rizek Elias, Línlya Sachs
AS RELAÇÕES DIALÉTICAS ATRIBUÍDAS AO JOGO NO MOVIMENTO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Bruno Silva Silvestre, Wellington Lima Cedro
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT PDF
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA
DIÁLOGO, INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PDF
Aldinete Silvino Lima, Iranete Maria Silva Lima
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO PDF
Fernando Luis Pereira Fernandes, Maria do Carmo de Sousa
A ATIVIDADE PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA PDF
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco, Alexandre Krüger Zocolotti
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NA MODALIDADE EAD. PDF
Vandoir Stormowski

GT8 - Avaliação em Educação Matemática

A UTILIZAÇÃO DA COLA COMO MEIO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM: O CASO DE ÍSIS PDF
Juliana Alves de Souza
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES PDF
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto
AVALIAR COMO ATO DE RESISTÊNCIA PDF
João Ricardo Viola dos Santos

GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS PDF
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA PDF
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva
A Leitura da produção de significados proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos PDF
Amarildo Melchiades Silva, Vitor Rezende Almeida

GT10 - Modelagem Matemática

SOBRE ENSINAR E APRENDER ‘O FAZER’ MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, KARINA ALESSANDRA SILVA, DAIANY CRISTINY RAMOS
A MATEMATIZAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE REGRAS E EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
UM ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (DE 1979 A 2015) PDF
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori
CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS PDF
Rodolfo Eduardo Vertuan, Elenice Josefa K Setti
Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: uma terapia filosófica PDF
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Cintia da Silva

GT12 - Ensino de probabilidade e estatística

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS PDF
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Natália Galvão Simão de Souza, Nilceia Datori Barbosa
AS ATITUDES EM RELAÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DE ALUNOS DE UMA BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PDF
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Pedro Rosental Zamora, Thiago Costa de Souza
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
CAMINHOS TRILHADOS PELO GT12 NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO BRASIL PDF
Suzi Samá
MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO GT 12 DO SIPEM PDF
NATHALIA TORNISIELLO SCARLASSARI, CELI ESPASANDIN LOPES
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, APÓS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA MARECHAL RONDON – RECIFE – PE. PDF
Anderson Marcolino Santana, Maria das Dores Marcolino de Santana
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA EM UMA SALA DE AULA A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA E DIALOGADA PDF
Jaqueline Lixandrão Santos
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PARA O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO E PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA INFÂNCIA PDF
Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando
A PESQUISA QUANTI-AÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Luciane Souza Velasque, Maria Tereza Serrano Barbosa, Alexandre Sousa Silva

GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática

INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS PDF
Gisela Maria da Fonseca Pinto, Claudia Coelho Segadas-Vianna
ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM VÍDEOS: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS PDF
Jurema Lindote Botelho Peixoto, Flaviana Santos Silva
REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INCLUSIVA E ACESSÍVEL PDF
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA PDF
RENATA DA SILVA DESSBESEL, SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, ELSA MIDORI SHIMAZAKI

GT15 – História da Educação Matemática

GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Heloisa da Silva
Rizza de Araújo Porto: uma expert em tempos da Escola Nova? PDF
DENISE MEDINA FRANÇA, Edileme Simoes costa santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MT E MS: INDÍCIOS DE UM PROJETO GLOBAL DE COLONIALIDADE DE PODER PDF
Ana Maria de Almeida, Luzia Aparecida de Souza


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISBN: 978-85-98092-49-2