GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AFINAL, ESTÁ CERTO OU ERRADO? UM ESTUDO SOBRE INDICAÇÕES DE USO DE BLOCOS BASE DEZ EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
EVERALDO SILVEIRA |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE |
PDF
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos |
|
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ana Virginia Luna, Elizabeth Gomes Souza, Larissa Borges de Souza Lima |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
O JOGO ALÉM DO JOGAR: O POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Campos Sabino de Souza, Mateus Gianni Fonseca |
|
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky |
|
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE FEIRAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Lauro Chagas e Sá, Araceli Gonçalves, Leandro Furlam Turi |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR |
PDF
|
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza |
|
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E AS DISCIPLINAS ESCOLARES DO PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos |
|
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS COM A MATEMÁTICA |
PDF
|
Carla Cristina Pompeu, Vinicio Macedo Santos |
|
(A)ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? |
PDF
|
Débora Reis Pacheco, Marcio Antonio da Silva |
|
A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Deise Maria Xavier de Barros Souza, Júlio César Gomes de Oliveira |
|
O CIDADÃO MATEMATICAMENTE COMPETENTE NOS CURRÍCULOS E LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E SUECOS |
PDF
|
Paola Valero, Eva Norén, Marcio Antonio da Silva, Vanessa Franco Neto |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO |
PDF
|
Michelle Andrade Klaiber, Mariany Layne de Souza, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
|
TRABALHO COLABORATIVO: EM BUSCA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA UNIVERSIDADE |
PDF
|
Érika Maria Chioca Lopes, Arlindo José de Souza Junior |
|
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
Giselle Moraes Resende Pereira, Arlindo José de Souza Junior |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
INVENTÁRIO DA REALIDADE: UMA POTENCIALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Línlya Sachs |
|
A ETNOMATEMÁTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA REGIÃO AMAZÔNICA: ELO ENTRE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O ESCOLARIZADO |
PDF
|
Romaro Antonio Silva, Jose Roberto Linhares de Mattos |
|
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA |
PDF
|
Geisa Zilli Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA NÃO ATUAREM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Henrique Rizek Elias, Línlya Sachs |
|
AS RELAÇÕES DIALÉTICAS ATRIBUÍDAS AO JOGO NO MOVIMENTO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Bruno Silva Silvestre, Wellington Lima Cedro |
|
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
PDF
|
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann |
|
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT |
PDF
|
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA |
|
DIÁLOGO, INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Aldinete Silvino Lima, Iranete Maria Silva Lima |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO |
PDF
|
Fernando Luis Pereira Fernandes, Maria do Carmo de Sousa |
|
A ATIVIDADE PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco, Alexandre Krüger Zocolotti |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NA MODALIDADE EAD. |
PDF
|
Vandoir Stormowski |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
A UTILIZAÇÃO DA COLA COMO MEIO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM: O CASO DE ÍSIS |
PDF
|
Juliana Alves de Souza |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES |
PDF
|
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto |
|
AVALIAR COMO ATO DE RESISTÊNCIA |
PDF
|
João Ricardo Viola dos Santos |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS |
PDF
|
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos |
|
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva |
|
A Leitura da produção de significados proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos |
PDF
|
Amarildo Melchiades Silva, Vitor Rezende Almeida |
|
GT10 - Modelagem Matemática
SOBRE ENSINAR E APRENDER ‘O FAZER’ MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, KARINA ALESSANDRA SILVA, DAIANY CRISTINY RAMOS |
|
A MATEMATIZAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE REGRAS E EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
UM ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (DE 1979 A 2015) |
PDF
|
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
|
CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS |
PDF
|
Rodolfo Eduardo Vertuan, Elenice Josefa K Setti |
|
Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: uma terapia filosófica |
PDF
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Cintia da Silva |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS |
PDF
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Natália Galvão Simão de Souza, Nilceia Datori Barbosa |
|
AS ATITUDES EM RELAÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DE ALUNOS DE UMA BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA |
PDF
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Pedro Rosental Zamora, Thiago Costa de Souza |
|
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula |
|
CAMINHOS TRILHADOS PELO GT12 NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO BRASIL |
PDF
|
Suzi Samá |
|
MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO GT 12 DO SIPEM |
PDF
|
NATHALIA TORNISIELLO SCARLASSARI, CELI ESPASANDIN LOPES |
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, APÓS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA MARECHAL RONDON – RECIFE – PE. |
PDF
|
Anderson Marcolino Santana, Maria das Dores Marcolino de Santana |
|
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA EM UMA SALA DE AULA A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA E DIALOGADA |
PDF
|
Jaqueline Lixandrão Santos |
|
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PARA O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO E PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA INFÂNCIA |
PDF
|
Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando |
|
A PESQUISA QUANTI-AÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Luciane Souza Velasque, Maria Tereza Serrano Barbosa, Alexandre Sousa Silva |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS |
PDF
|
Gisela Maria da Fonseca Pinto, Claudia Coelho Segadas-Vianna |
|
ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM VÍDEOS: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS |
PDF
|
Jurema Lindote Botelho Peixoto, Flaviana Santos Silva |
|
REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INCLUSIVA E ACESSÍVEL |
PDF
|
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
PDF
|
RENATA DA SILVA DESSBESEL, SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, ELSA MIDORI SHIMAZAKI |
|
GT15 – História da Educação Matemática
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Heloisa da Silva |
|
Rizza de Araújo Porto: uma expert em tempos da Escola Nova? |
PDF
|
DENISE MEDINA FRANÇA, Edileme Simoes costa santos |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MT E MS: INDÍCIOS DE UM PROJETO GLOBAL DE COLONIALIDADE DE PODER |
PDF
|
Ana Maria de Almeida, Luzia Aparecida de Souza |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2