GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, ANÁLISE E CONCLUSÕES A PARTIR DOS DADOS: COMO INVESTIGAR A COMPREENSÃO DESSAS FASES DO CICLO INVESTIGATIVO |
PDF
|
Erica Cavalcanti, Gilda Guimarães |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE |
PDF
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos |
|
INDÍCIOS DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA METODOLOGIA LESSON STUDY |
PDF
|
EDDA CURI |
|
Um estudo sobre a resolução de tarefas matemáticas realizadas por 4º ano do Ensino Fundamental analisadas na perspectiva do sentido de número |
PDF
|
Milena Conceição Coutinho, Giovana Pereira Sander, Nelson Antonio Pirola |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
JOÃO BOSCO LAUDARES, Clistenes Lopes Cunha |
|
OS FENÔMENOS PERIÓDICOS NAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A BICICLETA |
PDF
|
FELIPE COSTA |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
O CURRÍCULO E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO |
PDF
|
Maria Elizabete Souza Couto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DEDUTIVO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Lilian --- Nasser, João Carlos Caldato Correia |
|
EXPLORANDO REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS A PARTIR DO GEOGEBRA 3D |
PDF
|
Frederico da Silva Reis, Márcio Antônio Cometti, Edson Crisostomo dos Santos |
|
O PIBID COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
PDF
|
Janecler Aparecida Amorin Colombo, Marlova Estela Caldatto |
|
GT5 - História da Matemática e Cultura
ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL |
PDF
|
RODRIGO TADEU PEREIRA DA COSTA, CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO |
PDF
|
Celina Abar, Eliana Calixto Santos |
|
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O USO DE SOFTWARES COMO AUXILIARES PEDAGÓGICOS NA MATEMÁTICA |
PDF
|
Romildo Pereira Cruz |
|
REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Claudete Cargnin, Silvia Terezinha Frizzarini, Dayane Moara Coutinho, Milena Molitor |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: PROCESSO DE APROPRIAÇAO DA AVALIAÇÃO COMO ASPECTO CONSTITUINTE DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA |
PDF
|
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro |
|
AS RELAÇÕES DIALÉTICAS ATRIBUÍDAS AO JOGO NO MOVIMENTO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Bruno Silva Silvestre, Wellington Lima Cedro |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SÃO INVESTIGADORAS DA DOCÊNCIA: DE ESTUDANTE A PROFESSORA |
PDF
|
Flávia Cristina Figueiredo Coura, Cármen Lúcia Bracaglion Passos |
|
A ATIVIDADE PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco, Alexandre Krüger Zocolotti |
|
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
UMA PROVA-ESCRITA-COM-COLA |
PDF
|
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
REDUÇÃO DE CARGA COGNITIVA E DESEMPENHO EM ITENS DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) |
PDF
|
Emiliano Augusto Chagas, Mauricio Urban Kleinke |
|
O que estudantes de Matemática disseram em uma ficha de autoavaliação |
PDF
|
Gabriel dos Santos e Silva, Regina Luzia Corio de Buriasco |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E O NÚMERO: uma proposta de atividades inclusivas de contagem |
PDF
|
Airton Carrião, Cláudia Cristina Teles Herthel |
|
GT10 - Modelagem Matemática
REFLEXIONES SOBRE METODOLOGÍA CRÍTICA EN AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: DOS INVESTIGACIONES EN EL CONTEXTO COLOMBIANO |
PDF
|
Gabriel Mancera, Francisco Camelo, Jussara Araújo |
|
GT11 - Filosofia da Educação Matemática
Pesquisar sala de aula de matemática: entre banalidades e formação docente |
PDF
|
Giovani Cammarota, Margareth Ap. Sacramento Rotondo, Sônia Maria Clareto |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO DE GRÁFICOS |
PDF
|
Celso Ribeiro Campos, Cileda Queiroz e Silva Coutinho |
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
Keli Cristina Conti, Luciana Neves Nunes, Amari Goulart |
|
TRAJETÓRIAS DIDÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE PROBABILIDADE COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Ivanildo Carvalho, RUY CESAR PIETROPAOLO |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ÂMBITO DO PARALELISMO NO CONTEXTOS DE TRABALHO TAMBÉM COM ALUNOS CEGOS |
PDF
|
Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
|
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Leticia de Medeiros Klõh, Reginaldo Fernando Carneiro |
|
DEFICIÊNCIA É.... UM OLHAR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM AMBIENTES DITOS INOVADORES E CRIATIVOS |
PDF
|
Erica Aparecida Capasio Rosa |
|
GT14 – Didática da Matemática
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Marcia Azevedo Campos |
|
GT15 – História da Educação Matemática
GENEALOGIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE |
PDF
|
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Liliane dos Santos Gutierre |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2