GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL |
PDF
|
Edvonete Souza de Alencar |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE MATEMÁTICA |
PDF
|
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo, Regina Maria Pavanello |
|
Um estudo sobre a resolução de tarefas matemáticas realizadas por 4º ano do Ensino Fundamental analisadas na perspectiva do sentido de número |
PDF
|
Milena Conceição Coutinho, Giovana Pereira Sander, Nelson Antonio Pirola |
|
GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES |
PDF
|
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros |
|
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SALA DE AULA |
PDF
|
Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Liara Alves Gentil, Sandy Barros Potyrala |
|
GT3 - Currículo e Educação Matemática
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA |
PDF
|
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato |
|
AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Alan Pereira Manoel, Ricardo Gomes Asssunção |
|
POSSIBLIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFFLUMINENSE: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS CONTEXTUALIZADOS |
PDF
|
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Ana Carolina Serra Ribeiro, Lívia Azelman de Faria Abreu, Lívia Ladeira Gomes |
|
GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior
O TRABALHO COM CONEXÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
NORMA SUELY GOMES ALLEVATO, Lourdes de la Rosa Onuchic |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância
CAPTURA E ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE |
PDF
|
Alexandre Rodrigues de Assis, Marcos Paulo Henrique, Marcelo Almeida Bairral |
|
RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO |
PDF
|
Celina Abar, Eliana Calixto Santos |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática
OS PROFESSORES E A SUBORDINAÇÃO “ATIVA E CONSENTIDA” NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Elaine Sampaio Araujo |
|
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone |
|
GT8 - Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA PROVA BRASIL E CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS |
PDF
|
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Maria Isabel Ramalho Ortigão |
|
CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA E O SARESP: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO |
PDF
|
Juliana Silva de Andrade, Jair Lopes Júnior |
|
GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
INFLUÊNCIA DAS ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ALGUMAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Nilton Cezar Ferreira, Cecília Pereira Andrade |
|
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA |
PDF
|
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva |
|
A Leitura da produção de significados proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos |
PDF
|
Amarildo Melchiades Silva, Vitor Rezende Almeida |
|
GT10 - Modelagem Matemática
SOBRE ENSINAR E APRENDER ‘O FAZER’ MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, KARINA ALESSANDRA SILVA, DAIANY CRISTINY RAMOS |
|
PROFESSOR, A AULA HOJE VAI SER DE MATEMÁTICA OU DE MODELAGEM? |
PDF
|
JUSSARA DE LOIOLA ARAÚJO, CELIO ROBERTO MELILLO |
|
REFLEXIONES SOBRE METODOLOGÍA CRÍTICA EN AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: DOS INVESTIGACIONES EN EL CONTEXTO COLOMBIANO |
PDF
|
Gabriel Mancera, Francisco Camelo, Jussara Araújo |
|
A MATEMATIZAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE REGRAS E EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O INCENTIVO AOS PROJETOS |
PDF
|
CASSIO CRISTIANO GIORDANO, JOSÉ RONALDO ALVES ARAÚJO |
|
GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática
MATH LIBRAS: NOSSOS PRIMEIROS VÍDEOS DE MATEMÁTICA COM LIBRAS |
PDF
|
Thais Philipsen Grutzmann, Rozane da Silveira Alves |
|
GT15 – História da Educação Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MT E MS: INDÍCIOS DE UM PROJETO GLOBAL DE COLONIALIDADE DE PODER |
PDF
|
Ana Maria de Almeida, Luzia Aparecida de Souza |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISBN: 978-85-98092-49-2