Portal de Eventos da SBEM - PR, XI FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA

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RELAÇÕES ENTRE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, PIBID E OUTROS PROGRAMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Eliane Maria de Oliveira Araman, Joseli Almeida Camargo

Última alteração: 2018-02-19

Resumo


O Grupo de Discussão - GD03 do Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática do estado do Paraná de 2017 teve como intenção discutir as relações entre o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Docência (PIBID) e outros programas, tais como: o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), entre outros, que compõe a formação inicial do professor de Matemática. Na ocasião procurou fazer um levantamento dos acadêmicos matriculados nas licenciaturas em matemática, pelo menos das instituições presentes, mantendo o foco principal do grupo que é a discussão sobre a relação entre o Curso de Licenciatura em Matemática das IES do Paraná e o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Diante
das novas indicações legais e o cenário de reformulação curricular que todas as licenciaturas vêm enfrentando, evidencia-se a preocupação de que o estágio efetivamente contribua para a formação docente (PIMENTA; LIMA, 2010).
Mesmo que de maneira sucinta, cada IES presente socializou sua experiência quanto às discussões que permeiam seus cursos em torno da formação docente inicial do profissional da Licenciatura em Matemática.

Texto completo: 26-38

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