Portal de Eventos da SBEM - PR, XI FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA

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MATERIAIS DIDÁTICOS E TIC's NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
Mariana Moran, Ivnna Gurniski de Oliveira

Última alteração: 2018-02-19

Resumo


O Grupo de Discussões 2 iniciou o fórum fazendo uma recapitulação das discussões realizadas no ambiente desse grupo no X FELIMAT. Deu-se ênfase somente às discussões que estabeleciam certa relação com o tema do atual FELIMAT. As principais discussões realizadas no último encontro foram: a intencionalidade do professor pode fazer com que o uso de tecnologias e de materiais didáticos se torne uma opção, em alguns casos uma necessidade e em outros uma imposição do sistema; estes também podem ser considerados uma opção para o professor e uma necessidade para o aluno; a formação técnica e pedagógica do professor influencia em sua prática; pesquisas atuais indicam a necessidade de busca por novas possibilidades tecnológicas no ensino de Matemática, das quais foram apontadas pelo grupo gamificação, redes sociais, educação à distância, tecnologias assistivas, Licenciatura em Matemática à distância, laboratórios virtuais de matemática, materiais didáticos não triviais, softwares educacionais não triviais, telas interativas, estudo híbrido, aprendizagem móvel, dentre outros. Das concepções apresentadas e discutidas no encontro do último FELIMAT, definiu-se material didático como tudo que se usa para ensinar matemática, já que Lorenzato (2006, p. 18) afirma que material didático é “qualquer instrumento útil ao processo de ensino e aprendizagem” e destaca que estes materiais desempenham funções variadas de acordo com o objetivo estabelecido. 

Texto completo: 21-25


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